quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Grupo Vozes, e o Berro D'ÁGUA


Sabemos que o teatro em “nossa terra Itabunense” e em “vários lugares” (não é visto com bons olhos), no qual as pessoas ainda vêem o teatro apenas como diversão, sem saberem eles que Arte também pode ser usada como uma “ARMA” Política e sócio-educativa. Podemos perceber sobre significação do teatro quando o filósofo Aristóteles, em sua Poética apresenta sobre a importância do teatro para a constituição ou organização da cidadania numa democracia. Ainda na Poética, Aristóteles apresenta as versões para o surgimento do teatro, os elementos de alicerce: (Ator, platéia e história), retrata sobre o inicio da tragédia e comédia, sobre moral, ética, raciocínio, Catarse (purificação ou purgação), mimesis (imitação) que em Aristóteles está ligada à techné (arte) e à physis (natureza) e dentre outros elementos teatrais.
[“A ligação entre o que significa ser humano e a prática teatral é tão profunda que a própria palavra pessoa vem de “persona”, cujo significado é a máscara grega usada pelo ator”, ROSENBERG, 2001].

Na verdade para que escrevi sobre isso, nada é por acaso. Primeiro queria salientar que nos próximos “capítulos” aprofundarei sobre tais assuntos. Segundo, venho aqui para divulgar o espetáculo;

Berro D’agua,depois de várias apresentações na região o grupo Vozes chega a Ihéus, através do cordel, com a ginga da capoeira, música e dança retratando a história da morte de Joaquim Soares da Cunha, mais conhecido por Quincas Berro D'água, a relação com seus grandes amigos boêmios, e com sua família. Um espetáculo divertido, comovente e nos faz refletir e conscientizar sobre vários aspectos, sendo esses a questão da amizade, do amor, da boêmia, o belo e o sentido da vida. O espetáculo teatral estará em cartaz nos dias 06 e 07 de agosto no Teatro Municipal de Ilhéus às 20:00 horas.

Texto : Jorge Amado
Adaptação: Ulisses Prudente
Direção: Jorge Batista
Elenco: Adrian Greyce
Aldenor Garcia
Lucas Oliveira
Silvia Smith
Fotos:Tiago Sousa

5 comentários:

  1. Adorei a postagem Hans, além de objetiva e super explicativa, ela tá um sucesso!!! Linda, linda! bjux

    ResponderExcluir
  2. Eia, valeu Poli..
    obrigado.
    E vamos a Luta.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Hans! Meus parabéns de coração à vc, Lucas, às meninas...Só deu vcs de mil a zero pra Rede Bobo, no horário nobre das 21:00! Sucesso!
    Rônia Azerêdo

    ResponderExcluir
  4. Ah,um PS...(e sempre que for ter, me avisa no roniaazeredo@hotmail.com, para estar divugando). Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oh! Rônia muito obrigado...
    a galera do vozes também agradece .

    è isso ai, vamos dinamitar a burguesia de poesia.

    fique tranqüila que assim que surgi algo eu mando Email.
    abraços

    ResponderExcluir